Logo Romanti Cultura

OBRA DO MÊS

Obra do Mês

Flor Azul em Setembro, 2024
de Sofia Areal

ABRIL 2025
Flor Azul em Setembro

de Sofia Areal

A cada mês, uma obra especial ganha destaque, na Romanti Cultura.

Em abril, celebramos a força cromática e a expressividade singular da artista Sofia Areal.

Visite-nos e descubra o universo artístico de uma das mais importantes pintoras da sua geração.

Sofia Areal é uma artista Portuguesa com um trabalho forte em termos cromático e com especial foco em formas não geométricas, com um teor orgânico e gestual. O seu trabalho abarca, para além da pintura e desenho, colagem, desenho têxtil e cenografia.


Mais informação sobre a artista

Sofia Areal inicia a formação artística no Herefordshire College of Art & Design, no Reino Unido, frequentando os cursos de Textile Design, entre 1978 e 1979, e o Foundation Course, entre 1979 e 1980. O interesse inicial pela técnica da tapeçaria é direcionado para a pintura e o desenho, em virtude do tempo associado ao processo de produção, onde encontra a velocidade, o instante, e neles satisfaz a liberdade do impulso, da surpresa e do acidente, e a exploração de uma relação uníssona com os suportes e os materiais. Em Portugal, frequenta os ateliers de pintura e gravura do Ar.Co, entre 1981 e 1983. Expõe colectivamente desde 1982 e individualmente desde 1990.

Os seus trabalhos são de composição abstracta em sobreposições e justaposições de formas e de traços, entre vazios e plenitudes. Neles vive o contraste, entre a separação e o aconchego, entre a casa e a viagem, entre o murchar e o florescer, entre o débil e o bravo, entre mar e terra. Dia e noite, vida e morte, céu e abismo. Em dimensões que variam entre o grande e o pequeno formato, com forma rectangular, quadrada ou redonda, aplica, sobre tela e sobre papel, indiscriminadamente desorganizando os códigos próprios do desenho e da pintura, grafites, pastéis secos, tinta-da-china, aguarela, tinta acrílica, e elementos resultantes do recorte e da colagem. Na sua composição, busca um ideal solar, uma estética do belo, do agradável, do prazer, da harmonia, que procura nas relações de equilíbrios, entre fundo e composição, entre risco e mancha, entre texturas e lisuras, entre opacidades e transparências, entre as cores sólidas de uma palette em que predominam os vermelhos, os amarelos, os azuis, os negros e os brancos sem renunciar a presenças de desdobramentos em cores secundárias, e encontra nos contrastes formais que emergem do instinto do gesto declaradamente musculado, que inscrevem os pessoais.

As suas obras integram as coleções (seleção): Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Fundação de Serralves, Porto; Caixa Nova da Galiza, Vigo; FEVAL, Cáceres; Museu de Arte Contemporânea do Funchal (MUDAS), Funchal, Fundação Carmona e Costa, Lisboa; Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea, Almada; Fundação Millennium BCP, Lisboa; Coleção Novo Banco, Lisboa; Fundação PLMJ, Lisboa; Fundação Oriente, Lisboa; Fundação Leal Rios, Lisboa; Coleção Cachola, Elvas; Coleção Fernando Ribeiro, Abrantes; Coleção Luís Ferreira, Lisboa; Coleção Alberto Caetano, Lisboa.

Contactos
Informações e Reservas 964 238 625
geral@romanticultura.com

call

296 281 167

Horário
Domingo a Quinta 15:00—02:00
Sexta e Sábado 15:00—03:00
Véspera de Feriado 15:00—03:00

Endereço
Avenida João Bosco Mota Amaral, 6
9500-771 Ponta Delgada, Portugal

SOBRE OBRA DO MÊS NOTÍCIAS
Logo Romanti Casino Azores
English Flag Icon