ROMANTI TALK #1

EMOÇÃO E TÉCNICA NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Sala: Casino Azores
Data: 13 de novembro
Hora 18h30

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) transformou as mais diversas indústrias, e o mundo da arte não é exceção. A cada avanço, surge uma nova maneira de criar e experienciar a Arte. Que desafios e que oportunidades surgem dessa expansão do conceito de arte?

Nesta talk, vamos abordar o impacto da Inteligência Artificial no mundo da arte e refletir sobre o papel desta tecnologia: será ela uma ameaça à criatividade humana ou uma aliada que amplia as possibilidades criativas? Com o surgimento de algoritmos capazes de criar obras de arte, música e poesia, a linha entre criação humana e digital torna-se cada vez mais ténue, desafiando-nos a redefinir o que entendemos por arte. A IA traz questões profundas sobre autoria, originalidade e o futuro dos artistas, propondo uma reavaliação do que constitui a expressão artística no século XXI.

A sinergia entre Arte e IA pode inspirar o desenvolvimento de novas formas de expressão e desafiar a nossa compreensão do que é a arte. Afinal, a IA, por mais avançada que seja, falta-lhe a emoção e a perspetiva única que caracteriza a experiência humana.

Intervenientes
João Constância | Diretor Museu Carlos Machado
Margarida Andrade | Artista plástica
Filipe Alves Moura | CTO na EHAB, MSc em Interação Humano-Computador, Especialista em Tecnologia e Inovação
Urbano | Artista plástico

Moderador:
Ana Cristina Baptista | Curadora

Romanti Talks #1: A Inteligência Artificial e a Arte

Romanti Talks #1: A Inteligência Artificial e a Arte
Ana Baptista | Moderadora

Romanti Talks #1: A Inteligência Artificial e a Arte